terça-feira, 6 de agosto de 2013

Resgate Histórico Realizado no Família CJ (Santa Lúcia)




Essa primeira experiência proporcionou bons frutos, pois o ponta pé inicial foi dado com a participação de 40 jovens frequentadores do Família CJ (Santa Lúcia) situado no Jd. Kagohara.

Os/as envolvidos no processo se sentiram a vontade para dialogar sobre os temas provocados durante a explanação da história do movimento Hip Hop e o contexto social e político que ele surge e se desenvolve. O que propiciou intensa reflexão coletiva sobre a realidade em que os/as próprios educandos/as estão inseridos, pois o contexto político social atual da juventude periférica não é muito diferente do das décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, o que acaba causando identificação no que se diz respeito a necessidade de superação de diversos problemas sociais.

Trabalhando quatro elementos (DJ, MC, Graffiti e Break) do Hip Hop foi possível fomentar o estudo da realidade e consequentemente o quinto elemento (conhecimento), nesse exercício de troca de conhecimento, acreditamos que a visão de mundo de todos/as os envolvidos mudou, ou melhor, ampliou.

Ainda nesse processo foram valorizados jovens artistas e atletas locais que estão dando seus primeiros passos no mundo da música, da dança e do skate. Foram eles: Crew Titãns (formada por dois B.Boys e duas B. Girls) e o grupo de Rap Projeto 13 (formado por três MC’s), além dos skatistas presentes que também tiveram espaço para suas manobras.

O grupo de Rap Fora de Frequência (que deu origem ao coletivo FF) encerrou com pocket show e distribuição de Cds (primeiro álbum da banda Novos Ares) para os/as presentes.


Resumindo o processo, todos/as (educadores, artistas e educandos/as) viveram uma experiência de acesso a cultura, produção cultural local, estudo e protagonismo.

Imagens do Processo https://www.facebook.com/media/set/?set=a.444056549026477.1073741826.108476265917842&type=3 

Esse projeto é realizado em parceria com o VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário